Especial Caras & Bocas: A arte vai invadir a telinha

| segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que tem a ver a arte com o tráfico de animais? E o judaísmo com a cegueira? Aparentemente nada. Mas Walcyr Carrasco, autor da próxima novela das sete da Globo, conseguiu reunir em sua nova novela todos esses temas que de semelhantes nada têm.


Caras e Bocas é a quarta parceria que o autor promove com Jorge Fernando. E é mais uma novela em que conta com as presenças de Flávia Alessandra, Malvino Salvador, Elizabeth Savalla, que assiduamente integram os seus castings das novelas. Mas a trama não tem tantas pretensões quanto Sete Pecados, que Jorge Fernando já reconheceu que fracassou. Talvez por isso, Walcyr Carrasco opta agora por retomar o tema do amor, bem permeado a situações cómicas. E para isso traz um macaco para essa novela. Mas a grande questão que se coloca é: será que essa mistura de temas vai erguer o horário de novelas da Globo, que está tão em baixa com os fracos índices deixados por Três Irmãs de Antônio Calmon?


A resposta será dada a partir de hoje na tela da Globo. Por aqui, o NaTelinha elaborou mais um especial, pleno de informações, à semelhança de vários outros que já fez. Não deixe de conferir.


Ficha Técnica


Uma novela de Walcyr Carrasco
Escrita em colaboração com André Ryoki e Cláudia Solto
Horário: 19h
Direção de Maria de Médici, Ary Coslov e Marcelo Zambelli
Direção geral de Jorge Fernando
Direção artística de Jorge Fernando
Antecessora: Três Irmãs, de Antônio Calmon
Sucessora: a definir
Rede Globo, 2009


Elenco



http://natelinha.uol.com.br/imagens/foto.gif Veja galeria de fotos dos personagens

Flávia Alessandra – Dafne
Malvino Salvador – Gabriel


Deborah Evelyn – Judith
Ary Fontoura – Jacques
Elizabeth Savalla – Socorro
Fúlvio Stefanini – Frederico
Maria Zilda – Léa
Ingrid Guimarães – Simone
Marcos Pasquim – Denis
Fernanda Machado – Laís
Henri Castelli – Vicente
Sérgio Marone – Nicolas
Bete Mendes – Piedade
Sydney Sampaio – Benjamim
Ana Lúcia Torre – Sara
Jaime Leibovitch – Mendel
Júlio Rocha – Edgar
Otaviano Costa – Adenor
Marcos Breda – Pelópidas
Miguel Rômulo – Felipe
Sophie Charlotte – Vanessa
Élcio Romar – João
Isabelle Drummond – Bianca
David Lucas – Espeto
Sheron Menezes – Milene
Guilherme Duarte – Samuel
Carina Porto – Ísis
Fábio Lago – Fabiano
Suzana Pires – Ivoneide
Carmen Verônica – Josefa
Danieli Haloten – Anita
Alice Hassef – Beth
Joelson Medeiros – Padre Guilherme
Hilda Rebello – Nereide
Sônia de Paula – Edineide
Alexandre Slaviero – Tadeu
Thalma de Freitas – Magaly
Alexandre Moreno – Aluísio
Ricardo Duqee – André
Wagner Santisteban – Anselmo
Cristina Mutarelli – Zoraide
Rachel Ripani – Tatiana
Marcelo Barros – Jandir
Pedro Garcia Netto – Galeno
Júlia Lund – Raquel
Roney Facchini – Ernani
Renata Castro Barbosa – Cléo
Marco Pigossi – Cássio
Dhu Moraes – Dirce
Rafael Zulu – Caco
Ludoval Campos – Nélson


As crianças:


Gabriel Kaufmann – Valdemir
Amanda Azevedo – Ada


A história




Dafne é uma mulher decidida, solitária e dona de uma galeria de arte. No passado, essa mulher sofreu bastante por amor e por isso, não aceita que alguém mande nela. Depois da morte de seus pais, Dafne foi criada pelo poderoso Jacques e começou a estudar arte. Foi num desses cursos que ela conheceu Gabriel, o amor de sua vida, com quem teve uma filha. Mas ele, sendo um mero bolsista e bastante pobre, não era o pretendente que Jacques idealizou para Dafne. Por isso, o milionário tratou de arquitetar uma armadilha para separar ambos. E conseguiu.


Hoje em dia, depois de 15 anos, Gabriel desconhece que teve uma filha com Dafne e a dona de galeria de arte acha que ele, contudo, a abandonou à sua sorte, com uma filha por criar. O reencontro de ambos vai ser proporcionado pela filha de ambos, a mimada Bianca que fica decepcionada ao descobrir as origens de seu pai.


Mas a reaproximação de ambos não vai ser bem vista por Judith, enteada e funcionária de Jacques, que quer meter a mão na imensa grana de Jacques, após a morte deste. Em testamento, ele deixou o desejo de que o seu sucessor seja uma pessoa casada, como forma de resolver a vida sentimental de Dafne.


Entre leões e diamantes



Raras são as vezes que uma novela da Globo viaja até a África, mas, com Caras e Bocas, o telespectador vai poder se deliciar com cenas rodadas em minas de diamantes, em safaris, com animais selvagens e, inclusive, rodas em balões. Parte do elenco e da direção da novela estiveram pouco mais de uma semana, em março, gravando em algumas localidades da África do Sul.


As cenas, que vão compor parte dos capítulos iniciais da nova novela das sete, foram gravadas em Cullinan, em uma mina de diamantes, em Hatbeespoort, onde o roteiro de Walcyr Carrasco exigiu safari de balão e passeio sobre elefantes, e, finalmente, em Sun City, onde foram gravadas mais cenas de safaris e a convenção internacional da firma que, na novela, pertence ao personagem de Ary Fontoura.


Além do ator, também Flávia Alessandra, Isabelle Drummond, Henri Castelli, Deborah Evelyn, Sérgio Marone e Marcos Breda rumaram àquele país africano. Suas cenas foram dirigidas por Marcelo Zambelli, um dos diretores da trama, que, na altura, afirmava que “a viagem vai dar um brilho especial à novela, já que a África do Sul ainda é muito desconhecida dos brasileiros”.


Chimpanzé como um dos protagonistas da novela


TV Globo/Sérgio Huoliver



Caras e Bocas conta com um diferencial: um dos principais personagens da trama será vivido por um chimpanzé, chamado, na novela, de Xico. Na trama, o simpático animal vai aparecer no núcleo do personagem desempenhado por Marcos Pasquim, Denis. O ator vai interpretar um pintor introspectivo, cujos quadros em nada chamam a atenção.


Diferente das cenas em que o ator tira a camisa, Marcos Pasquim confessa que “é bom mudar de registo”. Na novela, o seu filho esconde em sua casa um chimpanzé que, um dia, ataca de pintor deixando os quadros de Denis bem mais engraçados.


A mudança de registo leva a que o personagem de Marcos Pasquim se envolva com o de Ingrid Guimarães, Simone, que busca, persistentemente, um novo homem na Internet. A arte acabará por aproximar os dois. No entanto, o interesse de Simone nos quadros de Denis vão, justamente, para os alterados pelo chimpanzé, e Denis, logicamente, não vai conseguir dizer que os quadros não são seus. E nem é preciso explicar a confusão que vai haver devido a isso.


Cegueira e Judaísmo


Além do chimpanzé, Caras e Bocas tem, igualmente, um outro diferencial. Pela primeira vez, uma novela brasileira vai ter realmente um atriz cega, que, devido a uma doença, ficou totalmente sem visão.


Na trama, Danieli Haloten será Anita, uma jovem que se sente um estorvo na vida de seu irmão, Gabriel, já que não consegue contribuir com as despesas da família. Apesar da perda de visão, a jovem se formou em artes cênicas e, por causa do seu problema visual, não teve oportunidade de trabalhar nesta área.


Mas Caras e Bocas vai abordar também o Judaísmo. Na novela que Walcyr Carrasco está escrevendo para a Globo, Sydney Sampaio desempenha o papel de Serafim e faz parte de uma família judaica ortodoxa.


Na história, os pais de Benjamin exigem que o filho viva na castidade antes de se casar e, por isso, escolhem uma noiva para ele, a puritana Raquel (Julia Lund). Mas os conflitos de Benjamin com sua família e sua religião começarão mesmo quando ele conhecer uma outra moça, Tatiana (Rachel Ripani). De acordo com o ator, “esta personagem está sendo bastante enriquecedor”.


Cenários de novela


Tal como Sete Pecados, igualmente escrita por Walcyr Carrasco e dirigida pela equipe de Jorge Fernando, Caras e Bocas também vai ser ambientada em São Paulo. De acordo com as informações disponibilizadas pela produção da novela, a cidade cenográfica da trama simula dois bairros paulistanos, o Jardins e a Lapa.


No Jardins, e de acordo com a Globo, encontram-se a galeria de arte da personagem desempenhada por Flávia Alessandra e Ingrid Guimarães, além de uma joalheria, que fará parte do núcleo judaico, o restaurante de André e uma outra loja feminina. A Lapa, por sua vez, será o cenário preferencial por onde vai circular Gabriel e sua família e, de igual modo, outros núcleos do qual fazem parte as famílias de Laís e do baiano Fabiano.

As gravações em São Paulo começaram no final de janeiro e percorreram, durante três semanas, vários pontos-chave da cidade, tais como as ruas e o mercado da Lapa, a Praça do Museu da República, o mercado de flores da CEAGESP, a hípica de Santo Amaro, o Parque da Independência, o terminal rodoviário de Tietê, o cemitério São Paulo, o aeroporto internacional de Guarulhos, entre vários outros.


Árdua tarefa


TV Globo/ Divulgação


Caras e Bocas vai ter a árdua tarefa de substituir no horário das sete a novela Três Irmãs, que deixa o horário com uma média de 25 pontos no ibope. A pior média de todas as novelas da Globo já exibidas neste horário.


Habituado a grandes ibopes, com os sucessivos sucessos de O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta e com Alma Gêmea, Walcyr Carrasco espera que esta trama alavanque pelo menos o horário em questão. A experiência de Sete Pecados, que entretanto já foi reconhecida pelo diretor como um fracasso, espera-se que não seja repetida com a nova trama.


Festa de lançamento



A festa de lançamento de Caras e Bocas, que reuniu a equipe técnica, atores e jornalistas, aconteceu há bem pouco tempo em São Paulo, no La Luna. A festa, decorada como como uma galeria de arte, contou com a presença dos protagonistas, bastante assediados pela imprensa em geral.


Na ocasião, Malvino Salvador afirmou que o seu personagem "tem fibra, muito forte”. Por sua vez, Flávia Alessandra frisou que a sua "Dafne é uma mocinha muito atrevida que não leva desaforo para casa. Vai viver entre tapas e beijos com Gabriel”.


Anote na agenda


TV Globo/ Divulgação



Caras e Bocas estreia hoje, na Rede Globo, às 19h15, logo após a exibição da segunda edição de mais um Praça TV.

0 comentários: