Fernanda Machado: uma explosão latina

| quinta-feira, 7 de maio de 2009

A atriz deixa o recato de lado para viver a Laís de Caras & Bocas

Laís, a personagem de Fernanda Machado em Caras & Bocas, não é de brincadeira. É um verdadeiro vulcão, prestes a entrar em erupção. "Ela é passional, latina, sangue quente, desbocada, não leva desaforo para casa", diverte-se a atriz.

O "gênio ruim" de Laís - e os decotes, shorts e saias curtas - contrasta com o temperamento de sua intérprete, que prefere modelitos mais recatados. Pelo menos até aqui. É que Fernanda admite que está sendo afetada pela personagem. "Ela é ótima para extravasar. Já mexeu um pouco comigo. Sempre fui certinha, equilibrada, muito curitibana. Laís é entrona e estou ficando um pouco assim (risos)", diz a atriz paranaense, que viveu dos 17 aos 24 anos em Curitiba, período em que trocou o balé pelo teatro.

Para encarnar um tipo tão diferente, Fernanda se inspirou nas ruas de Cuba. "Quando fui convidada, estava indo para o Festival de Cinema de Havana. Aí, fiquei observando o colorido do país, aquela coisa exacerbada das mulheres de lá", conta.

Na volta, Fernanda assistiu a Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. "Fiquei encantada com Maria Elena (Penélope Cruz) e decidi: este é o caminho. Uma coisa passional, que chora por tudo, arranca os cabelos, tudo é intenso. Depois, revi os filmes do (Pedro) Almodóvar e estou indo por aí."

Apesar de Laís fazer de tudo para se casar com Gabriel (Malvino Salvador) - até chantagear o namorado, Fernanda defende a doida. "Não é uma vilã. Ama esse homem, faz tudo por ele, passa por cima de Deus e do mundo...", explica a bela de 28 anos. "Laís é intensa e mulheres intensas sempre causam problemas (risos)", conclui.

Em breve, nos cinemas...

Tropa de Elite (2007) foi um divisor de águas na carreira de Fernanda Machado. Depois do sucesso do filme, ela participou de festivais pelo mundo todo e recebeu vários convites para fazer cinema. "A maioria não curti, mas acabei de fazer Amanhã Nunca Mais, de Tadeu Jungle", conta. No filme, com previsão de estreia para novembro, Fernanda faz par com Lázaro Ramos e vive um tipo oposto da Laís. "Solange (sua personagem) tenta salvar seu casamento e não consegue. Está deprimida, sozinha... é uma mulher de verdade, muito possível", adianta a atriz, que fará Tropa de Elite 2: "Ainda estão escrevendo o roteiro, não sei como será. Vai ficar para o ano que vem".

Minha novela

0 comentários: